quinta-feira, 23 de agosto de 2012

VPR x Cabeças de Tribo x Nação

Segue abaixo o Estudo que comentamos em nossa ultima reunião em 22/08 ( Quarta Feira ).

Se você está pensando que vou escrever sobre competição entre VPR x Cabeças de Tribo x Nação, você está muito enganado. Mas vou escrever aqui, uma forma de melhorar o relacionamento entre a VPR e os grupos da Força Jovem.
Uma vez participando do fim de uma reunião VPR da minha igreja, eles estavam discutindo sobre o relacionamento que tinham junto a liderança dos Cabeças de Tribos e até os membros das Tribos. A reclamação partia sempre da Tribo: A VPR não chega junto, a VPR não participa quando precisamos, a VPR parece um grupo à parte, a VPR acha que é a Própria Força Jovem e assim por diante.
A VPR está acostumada e posso até afirmar com propriedade, que a VPR sente uma enorme necessidade de viver de resultado; Claro, não afirmo que a Tribo não viva de resultados, mas acredito que a VPR é mais organizada quando o assunto é “missão” e vou citar exemplos do problema de alguns problemas de relacionamento.
Exemplo: Uma Tribo tem 15 jovens, sendo 6 da VPR. O Líder da Tribo recebe uma missão no domingo, para finalizá-la no sábado. Reúne a Tribo no domingo, passa a missão, vão se encontrar novamente na quarta, vai passar de novo a missão e vão se reunir no sábado à tarde para saber quem concluiu a missão.
Enquanto a Tribo se reune 3 vezes, os componentes da VPR que é componente desta tribo, vão pra casa, mandam e-mail um para o outro e ficam discutindo, planejando a semana toda até concluir a missão no sábado. Na hora de apresentar o resultado da missão, os 6 VPRs concluiram até além do que já foi pedido, com sorriso e dizendo: Missão Dada, Missão Cumprida como se estivessem numa reunião da VPR, causando um certo mal estar aos outros colegas.
Os integrantes da VPR, são VPRs dentro e fora da Tribos e Nações. Se evangelizam com todos os Obreiros da igreja, lá está o grupo da VPR, se vão participar de um evento, lá está o grupo de novo, sempre juntos, ainda que não estejam trabalhando, vivem, pensam e agem como uma família e vivem cheio de idéias e planejando. Soube aqui no Rio, que as tribos de uma igreja estavam participando de uma gincana onde a tribo que desse o menor resultado perdia os VPR para tribo vencedora. Ou seja, a VPR passou a se tornar moeda de troca.
O que posso orientar aos VPR é que, em momento de reunião de Tribo, é momento de reunião de Tribo e não reunião de VPR. Se a VPR é organizada, planeja, mas deseja resultados pra sí, o que causa uma certa revolta dos amigos, então, converse com o Líder da Tribo e peça autorização para incentivar a Tribo a se organizar e manter o mesmo contato entre eles como a VPR mantém, de se falar todos os dias, conversar nas redes sociais, mandar SMS, e-mail até presencial para que o resultado final seja satisfatório.
Em algumas igrejas a VPR se intitula uma NAÇÃO OU TRIBO, o que acredito que não seja uma direção de nenhuma Liderança de Estado ou País.
Se na Reunião de Nação, há VPRs, então nessa hora a VPR deve ser membro daquela Nação. O mesmo para as Tribos, se é reunião de Tribo, participe, dê atenção e seja uma Tribo e não um grupo à Parte.
Fonte: VPR BRASIL
Publicado por: VPR TERRA FIRME